Monday 16 April 2018

Sistema nacional de comércio de água


Factbox: esquemas de comércio de água ao redor do mundo.
(Reuters) - O comércio de direitos de acesso à água ocorre em todo o mundo à medida que os recursos hídricos são esticados por uma crescente população global, mudanças climáticas e crescente urbanização.
O uso global da água dobrou de 1960 a 2000 e deverá crescer duas vezes mais rápido do que o consumo de petróleo em 2030, e as formas de comércio de água provavelmente desempenharão uma parte importante na adaptação.
Os especialistas em mudança climática dizem que o problema do derretimento das geleiras e das secas severas provavelmente se intensificará, enquanto que a população do mundo deverá aumentar para 9,3 bilhões até 2050, aumentando a pressão sobre os alimentos e outros recursos.
Abaixo estão detalhados alguns dos esquemas de comércio de água do mundo.
Para uma análise relacionada:
1. AUSTRÁLIA.
Possivelmente o maior sistema do mundo, estima-se que o mercado australiano tenha crescido até cerca de US $ 3 bilhões (US $ 3,1 bilhões) de licenças de água até 2018.
Na década de 1990, os temores de que os agricultores estivessem esgotando as reservas do país levaram as autoridades a decidir que, se desejassem direitos de água permanentes ou alocações anuais, deveriam trocá-los um com o outro.
Em 1994, o Conselho dos Governos Australianos & rsquo; As reformas da água permitiram a separação dos direitos da água da terra - um primeiro passo na expansão do comércio de água. As reformas também procuraram abrir acordos de negociação, incluindo comércio inter-estadual.
O conselho concordou, posteriormente, com a expansão do comércio permanente de água, visando aumentar a área de cobertura e volume de comércio.
Os estados de Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e Victoria concordaram em permitir a transferência de licenças estatais para outro estado. Esta cooperação continuou, e a negociação de licenças permanentes e temporárias em todas as fronteiras estaduais se expandiu.
Um número crescente de alocações comerciais temporárias ocorre por meio de trocas eletrônicas e de terceiros, como corretores.
2. ESTADOS UNIDOS.
O comércio de água varia de acordo com o estado, de acordo com o código de água de cada estado, o sistema de direitos de água e as autoridades que regulam o comércio de água.
O comércio de água é praticado em estados, incluindo o Arizona, Califórnia, Colorado e Novo México, onde a água pode ser escassa.
O mercado de água mais vibrante nos Estados Unidos é o projeto Colorado-Big Thomson, que transfere a água leste através das montanhas rochosas para fornecer 30 cidades.
Os especialistas atribuíram o sucesso do esquema à facilidade de negociação - os direitos estão definidos de forma clara e uniforme. Nos últimos 20 anos, houve mais de 2.000 transações de água no Colorado.
3. ÁFRICA DO SUL.
Introduzido em 1997-1998 e muitas vezes considerado como um dos quadros de água mais avançados do mundo, o sistema da África do Sul permite que os direitos de água existentes sejam reatribuídos.
Tanto o intercâmbio permanente como o temporário são permitidos. As licenças cobrem um período finito, e os direitos podem ser reduzidos se uma bacia hidrográfica estiver com excesso de licença.
Embora seja pensado para ser bem projetado, o comércio ainda está em estágio inicial com pequenos volumes e em áreas locais.
Os mercados de água foram estabelecidos no Chile em 1981, quando os direitos tradicionais da água agrícola foram convertidos em direitos de água que são totalmente separados da terra e podem ser negociados.
Os direitos de água são derivados de uma porcentagem da água disponível, de modo que o risco de falta de água é suportado pelos direitos e rsquo; detentores. Compradores e vendedores podem realizar vendas de curto prazo de volumes específicos, arrendamentos anuais ou vendas permanentes.
Na década de 1990, o Banco Mundial citou o Chile como um exemplo de comércio de água para outros países em desenvolvimento. Mas alguns especialistas criticaram o modelo por sua fraca regulamentação e injustiça.
Em 2005, as autoridades introduziram reformas para desencorajar as pessoas de acumular água, incluindo um imposto sobre direitos de água não utilizados.
Negociação em operação desde 2001, mas atualmente apenas a negociação de direitos de água (negociação de licenças) é autorizada. Algumas mudanças podem ocorrer após um documento oficial do governo sobre política da água, que está programado para sair este ano.
O sistema de irrigação Aflag em Omã operou desde 2.500 aC e é um patrimônio mundial da UNESCO. Os direitos de água comercializáveis ​​entre os agricultores levaram a sistemas de irrigação agrícola eficientes e sustentáveis ​​por mais de 4.500 anos.
O sistema fornece água potável gratuita e água gratuita para lavagem cerimonial na mesquita. Uma vez que essas necessidades sociais são cobertas, os direitos da água tornam-se privados, herdáveis ​​e negociáveis.
7. ILHAS CANÁRIAS.
Os mercados das Ilhas Canárias, nomeadamente a Gran Canaria e Tenerife, são constituídos por um mercado de direitos de água, um mercado spot de água e partes no mercado de tubos de água. Fontes incluem: Agência de meio ambiente do Reino Unido, Reino Unido OFWAT, Austrália National Water Commission, US Environmental Agência de proteção, Nestlé, Reuters.
Compilado por Nina Chestney, edição de Jane Baird.
Todas as cotações atrasaram um mínimo de 15 minutos. Veja aqui uma lista completa de trocas e atrasos.

Registro de água vitoriana.
Comércio compartilhado de água.
Resumo da negociação de compartilhamento de água.
O "comércio" das partes da água pode significar uma transferência de propriedade, uma mudança de localização ou ambas.
Informações para compradores de uma parcela de água.
O documento abaixo fornece informações sobre os compradores de compartilhamento de água sobre o impacto potencial da transferência acumulada contra uma parcela de água em:
alocações disponíveis sob aquela parcela de água na temporada atual, ou quaisquer taxas de armazenamento de direitos acima cobradas contra essa parcela de água na temporada atual.
Este documento foi atualizado para refletir a alteração nas cobranças por armazenar mais do que seu direito nos sistemas de água Murray, Goulburn e Campaspe que entraram em vigor a partir de 1 de julho de 2018.
Você pode descobrir mais sobre as cobranças por armazenar mais do que o direito da água na folha de informações disponível aqui.
Histórico de transferência de compartilhamento de água.
Você pode obter informações resumidas aqui sobre a transferência de compartilhamentos de água para uma determinada fonte de zona comercial e confiabilidade dentro dos sistemas de água regulados.
Por exemplo, você pode encontrar informações sobre o número de transferências na temporada atual, o volume de água negociada, as estatísticas de preços sobre essas negociações e uma lista de todas as transferências.
História comercial da quota de água.
Notas e isenções de responsabilidade.
Essas estatísticas são por fonte da zona de negociação, em vez de usar a zona comercial. A fonte da zona comercial de um compartilhamento de água é indicativa de onde ele está armazenado. Isso nunca muda. Apenas as zonas de comércio regulamentadas são mostradas, pois são apenas essas zonas de troca que possuem partes da água. Aplicações para transferir ou dividir e transferir compartilhamentos de água são mostradas. As aplicações de transferência resultam em uma mudança de propriedade. Em alguns casos, a mudança de propriedade ocorre com uma transferência de terra. As transferências de propriedade que fazem parte de uma venda de água / terra não são separadas. As estatísticas mostram apenas transferências gravadas e são agrupadas até a data em que a transferência foi registrada. O preço médio é o preço médio das negociações dentro da zona de negociação selecionada. Algumas transações podem ser entre partes relacionadas ou não são monetárias - essas transferências com preço zero foram excluídas do cálculo do preço médio. Os dados de preços baseiam-se nos dados fornecidos pelos candidatos sobre os seus pedidos de transferência e são tão bons quanto os dados fornecidos. A precisão dos dados de preços não é, portanto, garantida pelo Departamento. Se houver problemas com este relatório, clique aqui para nos informar.
4% limite de trade-out.
Até 30 de junho de 2018, Victoria manteve um limite anual de 4% sobre o volume de partes de água negociadas fora dos distritos de irrigação no norte de Victoria, em conformidade com a Iniciativa Nacional de Água. Uma explicação do limite de 4% está disponível no dicionário da água.
Clique aqui para ver o status final do limite de 4% para cada distrito de irrigação em anos anteriores.
Partidas de água desassociadas.
Um compartilhamento de água desassociado é uma parcela que não possui uma licença de uso da água indicada para as alocações a serem utilizadas. Essas partes da água são mantidas independentemente da terra.

VOIP CEPR's Policy Portal.
Análise de políticas baseadas em pesquisa e comentários de economistas líderes.
Licenças de água avaliadas em US $ 2,8 bilhões negociadas nos mercados de água emergentes da Austrália.
Com os regimes de capitalização e comércio ganhando impulso como uma política ambiental viável, esta coluna descreve esse mercado de licenças de água na Austrália. Desde o início dos anos 90, o mercado cresceu para acomodar o comércio de cerca de 3 bilhões de dólares australianos de licenças com um valor total de direitos de acesso à água em quase US $ 40 bilhões.
O problema econômico básico - recursos escassos em comparação com a demanda insaciável - tem sido reconhecido como relevante para questões ambientais (Pigou, 1920). Muitos estudos se concentraram na escassez de recursos naturais - particularmente nos combustíveis fósseis -, e a água, um dos combustíveis mais vitais para a vida humana? Em muitas áreas do mundo, esse recurso é desesperadamente escasso, e se algumas previsões de mudanças climáticas devem ser acreditadas, a situação só piorará.
Nesta coluna, descrevo o uso do "comércio de água" pelo governo australiano para melhorar a eficiência do uso da água. Entre 2008 e 2009, o mercado de licenças de água testemunhou o comércio de água no valor de 2,74 bilhões de dólares australianos - um aumento de cerca de 70% em relação ao ano anterior (National Water Commission 2009). As iniciativas de cap-and-trade estão crescendo em popularidade apesar dos obstáculos políticos, com algumas evidências recentes de sucesso (veja, por exemplo, Hahn e Stavins 2018 neste site). Muitos países que enfrentam suas próprias preocupações sobre o abastecimento de água estão assistindo o experimento da Austrália com cap-and-trade com olhos interessantes.
O que é o comércio de água?
O comércio de água envolve a transferência temporária ou permanente de uma licença de água. Um comércio temporário ou termo envolve a transferência de uma alocação de água por um período de tempo determinado e tradicionalmente ocorre no exercício financeiro australiano.
As transferências permanentes de direitos de água foram introduzidas nos Estados da Austrália do Sul em 1982, Nova Gales do Sul e Queensland em 1989 e Victoria em 1991 (Murray-Darling Basin Commission, 1995). Isso permitiu o comércio de águas subterrâneas e superficiais dentro das fronteiras estaduais.
Na sequência de um impulso do governo para uma maior flexibilidade com a comercialização de licenças de água e a introdução de um limite de licenças em 1995, a Comissão de Bacia de Murray-Darling estabeleceu o primeiro "projeto piloto de comércio de água interestadual" em 1998 "que permitiu o comércio interestadual limitado de direitos permanentes da água "(Comissão de Bacia Murray-Darling 2007c). Os Estados de Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e Victoria concordaram em permitir que as licenças estatais se transferissem para outro Estado. Esta cooperação continuou e o comércio de licenças permanentes e temporárias em todas as fronteiras estaduais aumentou significativamente.
Atualmente, um número crescente de alocações comerciais temporárias facilitadas através do uso de trocas eletrônicas e mais terceiros, como advogados, transmissores e corretores, são necessários para seus conhecimentos especializados, já que o mercado mais largo continua a crescer no tráfego e no valor.
Uma mudança na água.
De longe, os maiores usuários de água na Austrália são irrigadores. Entre 2004 e 2005, os irrigantes usaram cerca de 65% da água disponível (Australian Water Resources 2009). Muitas fontes de água fornecem água potável para as principais cidades australianas e o comércio de água dentro das cidades é limitado. Apesar disso, a atual divisão rural-urbana - onde ocorre o comércio de água no país e o abastecimento de água nas cidades - está mudando e as linhas ficando mais desfocadas. As utilidades de água urbanas estão comprando licenças de água de irrigadores e movendo água para seus estoques para complementar a sua potencial escassez de oferta, entretanto, pequenas e médias empresas inovadoras estão ocorrendo em algumas cidades.
A bacia de Murray-Darlin.
Murray-Darling Basin oferece um exemplo de um mercado de água rural. A Bacia é uma área relativamente seca, representando cerca de 6% do escoamento da Austrália (National Water Commission 2007). A região possui infra-estrutura pública e privada de grande escala para regular a entrega de água a nível distrital e está hidrológicamente vinculada, possibilitando o comércio inter-regional de água (Australian Competition and Consumer Commission, 2006). A Bacia é a maior área de comércio de água no continente australiano e, possivelmente, a maior do mundo, já que a Bacia Murray-Darling se estende por um sétimo do continente australiano e é o tamanho da França e da Espanha combinados. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem dentro da Bacia e outro milhão de pessoas dependem fortemente de sua água. Seus rios atravessam as jurisdições do Território da Capital da Austrália e os Estados de Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e Victoria. A região responde por cerca de 70% da agricultura irrigada na Austrália.
A Bacia e seus rios podem ser vistos na Figura 1 mostrando sua localização no continente continental da Austrália. Seus principais distritos de irrigação são representados e o comércio de água é ativo entre estados e distritos de irrigação.
Figura 1 . Principais distritos de irrigação na bacia de Murray-Darling.
Fonte: Murray-Darling Basin Commission (2007a)
Bilhões de dólares em negociação.
O novo Estado do País de Gales é o maior Estado comercial seguido por Victoria e depois pela Austrália do Sul. O comércio de água em Queensland crescerá e provavelmente ultrapassará os estados da Austrália Ocidental e da Austrália do Sul no futuro (ver Figura 2).
Figura 2 . Valor do comércio de água na Austrália.
Fonte: National Water Commission 2009.
Entre 2004 e 2005, o volume total de direitos de acesso à água na Austrália foi de 18.608 gigalitres (Comissão de Produtividade 2018). Assumindo um valor de US $ 2.000 por megalitão, o valor total dos direitos de acesso à água na Austrália em 2007 é de aproximadamente R $ 37 bilhões 1. Além disso, o preço da licença de água comprada do River Murray-Darling aumentou significativamente nos últimos 18 anos. Diferentes taxas de crescimento aplicam-se em diferentes áreas geográficas, mas 15% de crescimento anual no valor das licenças de água foram encontrados (Bjornlund e Rossi 2006). O aumento de preço é devido a:
a iniciativa de política para auxiliar a negociação de licenças de água, a introdução de um limite para as novas licenças emitidas pelos governos, o crescimento dos esquemas de investimentos gerenciados 2 e secas significativas na Austrália.
O aumento de preço sugere que a água está sendo movida para usuários de maior valor, mas é necessário um estudo mais aprofundado.
Valor das licenças de água.
As licenças de água aumentaram significativamente ao longo dos anos. Em 1990, o valor de uma licença de água permanente no Estado da Austrália do Sul para um megalitão de água do rio Murray foi relatado em cerca de R $ 50 - A $ 100 por megalitão e atingiu um máximo de cerca de R $ 2.600 em 2007.
Desde 2007, os preços pagos pelas licenças de água River Murray na Austrália do Sul caíram. Em 2018, o governo federal vem pagando irrigantes em torno de US $ 2.075 por megalitão para comprar suas licenças de água e essas licenças serão convertidas em direitos ambientais controlados pelo governo federal. A Figura 3 mostra o aumento no preço das licenças de água permanentes e temporárias da seção sul australiana do rio Murray-Darling. Tendências de preços semelhantes ocorreram em toda a Bacia.
Figura 3 . Aumentar o preço das licenças de água na SA.
Fonte: Percat Water 2018.
Conclusão.
Os mercados de água na Austrália são novos e em evolução. O valor das licenças negociadas é de bilhões de dólares. Mas não se deve esquecer que este tem sido um processo lento e incremental desde 1994. Tanto as águas subterrâneas como as águas superficiais na Bacia atravessam as fronteiras do Estado e do Território e os desentendimentos entre as jurisdições diminuíram o desenvolvimento de um mercado. Enquanto isso, o escopo e o tamanho da mudança necessária para introduzir um sistema de cap-and-trade exigiram nova política e legislação, bem como o suporte dos métodos científicos mais recentes. Apesar destes obstáculos, a velocidade do progresso acelerou a partir de 2004, uma vez que a Austrália foi afetada pela combinação de:
seca contínua sobre a parte sul do continente sobre a alocação de licenças de água e mudanças climáticas.
A experiência australiana sugere que o comércio eficiente de licenças de água é mais provável que ocorra quando há:
um motor de mudança - como recursos de água estressados; um compromisso com os instrumentos baseados no mercado para impulsionar a reforma da água; políticas adotadas por partes interessadas que refletem um compromisso com os mercados da água; legislação e regulamentação compatíveis que apoiem os mercados da água; a aplicação da ciência, a fim de compreender as características do recurso hídrico a partir do qual a água é comercializada; e apoio do governo aos sistemas de mercado e envolvimento das empresas privadas no comércio de água.
A necessidade de reformar o uso da água e gerenciar a água de forma mais eficiente resultou em uma maior compreensão dos recursos hídricos da Austrália, mudanças políticas e legislativas significativas e mercados emergentes da água.
Referências.
Bjornlund Henning e Peter Rossini (2006), "Uma análise empírica de fatores que conduzem resultados nos mercados de água permanente - um estudo de caso australiano", Centro de Pesquisa de Economia de Terra e Imobiliário, Escola de Negócios Internacionais da Universidade da Austrália do Sul.
Conselho de Governos Australianos (1994), "Anexo A à Política de Recursos Hídricos", comunicado do Conselho de Governos Australianos.
Comissão da bacia Murray-Darling (2007a), eResourse Book.
Murray-Darling Basin Commission (2007b), "Água comercial".
Pigou, Arthur C (1920), The Economics of Welfare, Londres: Macmillan.
Young Michael, Darla Hatton McDondald, Randy Stringer e Henning Bjornlund (2000), "Inter-State Water Trading: A Two Year Review", Draft Report Final.
1 O preço das licenças de água rural em toda a Austrália é altamente variável e esse valor deve ser considerado uma estimativa não científica.
2 Desde 1995, os produtores de uva na Austrália do Sul com acesso a água do rio Murray expandiram a área da videira em 67% (Young et al 2000: 13)
Visitante Pesquisador do Instituto do Meio Ambiente da Universidade de Adelaide e um Associado de Pesquisa na Universidade Nacional Australiana.

Informação do mercado da água.
Uma fazenda irrigada para cultivo de vegetais, Werribee South, Victoria.
O mercado de água australiano envolve o comércio de direitos e alocações de água dentro e entre sistemas de recursos hídricos conectados para usos urbanos, rurais e ambientais.
Embora o mercado de água da Austrália tenha uma história relativamente curta, cresceu rapidamente nos últimos 20 anos. Hoje, a Austrália é considerada líder mundial no uso de mecanismos baseados no mercado para gerenciamento de água.
Os negócios de água podem assumir várias formas. Os negócios de direito incluem o comércio permanente de direitos de água e o arrendamento de direitos de água. O comércio sazonal de alocação de água também é possível.
Os preços das operações de direito e atribuição são determinados pelo valor colocado na água pelos compradores e vendedores em resposta a muitos fatores, tais como:
o propósito do uso da água; Padrões climáticos; alocações disponíveis; volumes de armazenamento; arranjos legislativos jurisdicionais; e as condições do mercado de mercadorias.
Coleção de dados.
A informação de qualidade relacionada com o mercado é importante para apoiar um mercado de água eficiente e permitir que os participantes tomem decisões bem informadas.
O Water Act 2007 permite que a Mesa colete uma variedade de informações relacionadas ao mercado da água, incluindo:
acesso à água e direitos de irrigação; negociações permanentes ou arrendamentos de direitos de acesso à água e direitos de irrigação; comércio de alocação de água; permite operar ou construir um armazenamento menor; e permite extrair água de um talho ou curso de água.
Publicação de dados.
As informações do mercado de água coletadas pelo Bureau são divulgadas publicamente através de relatórios regulares do mercado da água como parte do site do National Water Market.
Também é apresentado nas Reuniões de Informação Climáticas e de Água da Secretaria e no relatório anual da Australian Water Commission Water Report.
Produtos da Mesa Relevante.
A Conta Nacional da Água da Mesa fornece informações abrangentes sobre nove regiões de uso da água de importância nacional. Ele divulga direitos de acesso, uso de água, direito e negócios de alocação.
Aplicação de armazenamento de água.
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Sistema nacional de comércio de água
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