Monday, 12 March 2018

História do sistema de comércio de troca local


Histórico do sistema de troca de câmbio local
Negociação de câmbio local do Reino Unido e moedas complementares.
ASSIM QUE SEJA?
L ETS - Sistemas ou Esquemas de Negociação de Câmbio Local - são redes de ajuda mútua baseadas na comunidade local nas quais as pessoas trocam todos os tipos de bens e serviços, sem necessidade de dinheiro.
Soluções para a crise econômica.
LETS estão revitalizando comunidades em toda a Grã-Bretanha. Como iniciativas de base, eles estão abertos a todos - pessoas de todas as idades, habilidades e habilidades; clubes e associações locais; grupos voluntários, instituições de caridade, iniciativas comunitárias; cooperativas habitacionais, pequenas empresas e serviços locais - ajudando todos a dar e receber, conectar-se a novos recursos e encontrar uma identidade genuína da comunidade.
Permitir oferecer oportunidades iguais para todos - seja empregado ou desempregado, financeiramente seguro ou de baixa renda, preto ou branco, capaz ou desativado. Use um sistema de créditos comunitários para que não seja necessário fazer trocas diretas. As pessoas ganham créditos LETS, fornecendo um serviço e, em seguida, podem gastar os créditos em tudo o que é oferecido por outros no esquema: por exemplo, cuidados infantis, transporte, alimentos, reparos em casa ou o aluguel de ferramentas e equipamentos.
Pesquisas em meados dos anos noventa indicaram que pelo menos 40 mil pessoas estavam envolvidas em cerca de 450 esquemas LETS, a maioria estabelecida de acordo com o modelo LETS democrático e cooperativo desenvolvido na Grã-Bretanha pela LETSLINK UK, que começou a trabalhar em 1991. Nosso contato atual lista de mais de 300 indica que o seu foi um encolhimento - se dissermos que a participação é de 100 por esquema, isso significa cerca de 30 mil membros ou menos no Reino Unido.
No entanto, isso foi acompanhado por um aumento nas iniciativas relacionadas, como Timebanks, Freecycle, Commercial Barter, Fairtrade Campaigns e Community Networks de todos os tipos, que atestam o interesse contínuo das pessoas em fazer as coisas acontecerem em sua comunidade.
Nosso projeto de pesquisa em curso, lançado em setembro de 2003, tem como objetivo estabelecer o estado atual do LETS no Reino Unido e as necessidades dos organizadores do LETS. Estamos agora buscando um grande financiamento para revigorar e apoiar a nossa organização para que possamos fornecer melhores recursos aos nossos membros e informamos o progresso nesta página - assista este espaço.
Para o seu pacote LETS Introductory Pack e LOCAL LETS, envie seu nome, endereço postal e e-mail com um cheque para & pound; 5 ou siga o link regional do Reino Unido. A taxa anual de afiliação grupal é & pound; 25 - siga o link para o formulário de inscrição aqui.
O LETS Info-Pack (120 páginas) com instruções completas sobre como configurar um LETS, enviar e libra; 12 (inclui o UK P & amp; P, no exterior e & libra; 15) para LETSLINK UK: 12 Southcote Rd, London N19 5BJ.

LETS - Sistemas de troca de câmbio locais.
Benefícios do modelo LETS:
Nenhuma autoridade central é necessária para garantir a moeda e gerenciar seu fornecimento: a LETS é apoiada por bens e serviços e é criada como crédito mútuo (como ROCS e Time Dollars).
Dado que não há juros sobre a moeda LETS, o incentivo incorporado para desconto do futuro encontrado nas moedas nacionais é reduzido, mas não revertido.
Como os créditos LETS são emitidos:
Quando é emitido muito dinheiro, a moeda local vai se inflar ou se tornar completamente inútil; Quando a moeda está subestimada, o problema que a moeda local deveria abordar - muito pouco comércio entre as pessoas na comunidade - permanecerá. Portanto, não é uma tarefa trivial para ninguém ou qualquer grupo adivinhar a quantidade correta de dinheiro a emitir, porque essa quantidade ideal irá variar continuamente de acordo com a taxa de aceitação da moeda local, que mudará ao longo do tempo; e o estado geral da economia local (incluindo as condições da economia na moeda nacional "normal"), que também mudará ao longo do tempo).
O crédito mútuo resolve esses dois problemas de forma auto-organizada.
Letsystems mede Dólares verdes na unidade monetária nacional correspondente.
As permutas de permuta são negociáveis.
Incentivos estruturais no LETSystems:
Moedas complementares, porque não representam juros (que descontos ganhos futuros em relação ao dinheiro presente),
promover o planejamento a longo prazo, incentivando os participantes a investir em ativos produtivos, em vez de investir moeda; e.
incentivar comércio e cooperação, porque o dinheiro está em oferta suficiente.
Essas moedas complementares apoiadas por uma referência externa (uma mercadoria ou serviço), em vez de uma autoridade central, são menos suscetíveis à inflação.
Aplicações do modelo LETS:
Recursos relacionados.
Também no site Transaction Net:
WALLETS mantém informações sobre o LETSystems na Austrália Ocidental.
A página inicial de John Turmel, um advogado único e prolífico da LETS.
com a mensagem 'junte-se econômicas (seu nome)'
Para remover-se da lista, envie o correio para: mailbase@mailbase. ac. uk.
com a mensagem 'leave econ-lets (your name)'
O site Transaction Net é um fórum independente e aberto, onde todos e todos podem explorar novas mídias econômicas, então, se você souber de outro site que merece atenção, informe-nos. Você também está convidado a se inscrever e se juntar a nós na Conferência do Dinheiro.
A Conferência de Dinheiro.
Junte-se a nós na Conferência do Dinheiro, onde estamos nos reunindo para comparar insights sobre todos os tipos de sistemas de dinheiro - antigos, novos, de alta e baixa tecnologia, reais ou teóricos - e sintetizar a partir de nossa experiência compartilhada mais sábio e mais eficiente modelos de mídia de intercâmbio. Inscreva-se para a conferência Motet, depois entre e se apresente, ou passe diretamente para nossa conversa LETS.

Definição.
Do artigo principal da Wikipedia:
"Os Sistemas de Negociação de Câmbio Local (LETS) e Schemes são redes de câmbio locais, sem fins lucrativos, nas quais todos os tipos de bens e serviços podem ser negociados sem a necessidade de dinheiro. Uma rede LETS usa um crédito ou moeda local sem juros para trocas diretas não precisa ser feito. Um membro da LETS pode ganhar crédito local fazendo assistência infantil ou computador para uma pessoa e gastá-lo mais tarde em alimentos, equipamentos de contratação, encanamento ou carpintaria com outra pessoa na mesma rede. Um LETS às vezes é também referido como um sistema de crédito mútuo ". (en. wikipedia / wiki / LETS)
Descrição.
"LETS, o que significa 'Vamos fazer isso!', Mas depois elaborado como Local Exchange Trading Systems, começou na Columbia Britânica em 1982-83 por iniciativa de Michael Linton. Isso foi em resposta a uma recessão temporária na economia local por causa da redução demanda para o setor de defesa e as finanças do governo provincial. Desde então, o design do LETSystem se espalhou pelos países de língua inglesa e além, para a França, Alemanha, Japão e Argentina. Muitos milhares de pessoas se juntaram aos sistemas LETS que até agora geralmente eram independentes umas das outras. A maioria das comunidades e até mesmo os estados-nação dependem fortemente das importações e das exportações e sua economia interna possui uma estrutura fracamente desenvolvida. As moedas da comunidade, por outro lado, sustentam redes econômicas auto-reguladas que permitem que os membros emitam e gerenciem seu próprio dinheiro dentro de um sistema delimitado. Como tal, eles podem ser concebidos como uma forma de fechar as comunidades locais da economia de mercado, mas Linton subseqüentemente Tinha enfatizado a necessidade de integrar esses circuitos no comércio existente.
No LETS, pessoas, empresas e organizações abrem contas em um ou vários sistemas, com a unidade de conta, muitas vezes denominada distintamente para ressonância cultural local, feita equivalente à moeda nacional para facilidade de cálculo. As contas dos membros começam com um saldo zero sem depósito de dinheiro normal nem qualquer requisito para comprar antes de vender. Nenhum juro é pago ou cobrado nos saldos.9 Existe um registro de membros (que normalmente inclui empresas, bem como indivíduos e organizações), às vezes listando os serviços que eles oferecem. O pagamento de bens e serviços pode ser em alguma combinação de moeda local e nacional, sendo que apenas o primeiro está registrado no circuito. As transferências e os saldos são registrados por um registro que é um banco virtual sem dinheiro "real". As despesas administrativas mínimas são recuperadas das contas dos membros em moeda comunitária com base no "custo do serviço". Nunca há nenhuma obrigação de negociar; e, se desejado, os membros podem conhecer o saldo e o volume de negócios de outros membros. Na última etapa da tecnologia, essas transações são registradas off-line em cartões inteligentes capazes de registrar uma pluralidade de moedas e, em seguida, comunicados de cartão para cartão via internet. Qualquer banco existente poderia executar esta função para um grande número dessas redes, mas não.
Cada membro individual listado no registro comum emite a moeda sempre que o saldo de suas bolsas cair abaixo de zero. Ao fazê-lo, eles fazem uma promessa de honrar seu compromisso, reconhecendo o presente de bens ou serviços feitos em troca. A qualquer momento, a totalidade das dutações de câmbio é zero. Essas moedas de emissores múltiplos são mais robustas do que a variedade convencional de emissores únicos na medida em que a capacidade dos membros de negociar não é diminuída pelo desaparecimento - por padrão, migração, morte ou o que quer que seja - de contas com saldos negativos substanciais. Mesmo assim, o comércio pode secar se alguns membros acumulam saldos positivos significativos e acham pouco para comprar dentro do circuito. Sobretudo, esse sistema oferece um meio de capacitação econômica para os indivíduos como membros de comunidades reunidas de forma prática através de um circuito de intercâmbio com seu próprio meio de comunicação. Isso, por sua vez, é uma educação em cidadania de um novo tipo, onde a sociedade pode assumir a forma de muitos níveis de associação, não apenas aqueles que dependem do monopólio econômico do Estado-nação. "(Thememorybank. co. uk/papers/common - riqueza)
"O fenômeno LETS apareceu no Canadá na década de 1980, na cidade de Courtenay, e foi iniciado por Michael Linton como uma resposta à recessão econômica causada pelo desaparecimento de dois grandes empregadores - uma base da força aérea dos EUA e um moinho de madeira - e conseqüente escassez de liquidez (Pacione, 1997). Ele introduziu o dólar verde, uma moeda local indexada ao dólar canadense em 1: 1. A iniciativa se espalhou bastante rápido e, nos dois primeiros anos, gerou um volume de negócios de 500 mil dólares canadenses (Peacock, 1997) De acordo com Pacione (1997), o volume de negócios de Dólares Verdes no momento da pesquisa foi de 2 milhões.
Na década de 1990, a experiência se espalhou para outros países, e. Alemanha, Austrália, Reino Unido. Em 1998, alegadamente, havia mais de 1.000 sistemas LETS no mundo (Blanc, 1998). Em 2001, esse número era de pelo menos 1.076 (Taris, 2001) e 2.000 (Greco, 2001). Agora, estima-se que existem 1.500 sistemas LETS operando em 39 países do mundo (LETS-linkup, 2018); A Suécia, por exemplo, tem quatro sistemas registrados. Algumas das dinâmicas por país são apresentadas no Anexo 1. Em muitos países, as iniciativas locais estão ligadas em uma rede, por exemplo, Tauschringe na Alemanha, SEL na França, LETSLink UK, Red Global de Trueque na Argentina.
A participação em LETS varia de dezenas a centenas. Aldridge & amp; Patterson (2002) diz que a média de membros no Reino Unido é de 72, enquanto na Alemanha foi estimado em 81 (Schroeder, 2006). O tamanho médio mundial do LETS é de cerca de 80 membros (Aldridge & Patterson, 2002; Schroeder, 2006). Peacock (1997) argumenta que tais indicadores podem ser enganadores, porque há tendência de que as atividades sejam realizadas por um pequeno núcleo de membros. Por outro lado, pode ser enganosa na outra direção, uma vez que um membro pode representar uma família inteira.
Volume de negócios: de acordo com a Peacock (2006), o maior LETS existente em 2006 foi uma iniciativa australiana com sede em Sydney, com mais de 1.000 participantes, gerando 400.000 Aus. Dólares no volume de negócios. O volume de negócios bruto da rede LETS na Alemanha em 2005 foi estimado em 15 milhões de euros (Roesl, 2006).
Maioria dos membros da LETS são mulheres entre 21 e 59 anos. No entanto, os níveis de renda e o status do emprego variam em todos os países. Por exemplo, no Reino Unido, a maioria dos membros eram pessoas socialmente excluídas com baixa renda e sem emprego (Williams et al., 2001), enquanto na Noruega a maioria dos membros tinha renda estável e trabalho a tempo inteiro (Gran, 1998) . Contudo, é possível concluir que as razões ideológicas desempenham um papel muito importante na adesão ao LETS ". (Tese: Aumento da Sustentabilidade Econômica Local)
Discussão.
PERDE a grande fraqueza dos sistemas: policiamento da dívida.
"Talvez o melhor sistema de manutenção das contas LETS tenha evoluído na Alemanha em 1997. Em troca da taxa de adesão anual, os membros recebem um livro recorde. Quando eles vão trabalhar para outro membro ou vendem algo, o outro membro escreve os detalhes e o montante da transação em seu livro e o assina enquanto escrevem no outro membro. Isso significa que o saldo da conta de cada membro está constantemente datado. Os livros de registro são trocados por novos no final de cada ano e eles são verificados pelo comitê de gerenciamento para garantir que nenhuma fraude tenha ocorrido.
Além de eliminar a manutenção centralizada de contas, os livros de registro de estilo alemão têm o potencial de melhorar uma grande fraqueza na maioria dos sistemas LETS. A filosofia original de Linton era que deveria ser deixado a cada membro para decidir quanto de endividamento eles poderiam assumir. Se outros membros, sabendo o estado da conta do membro, sancionaram a decisão de assumir mais crédito ao vender ele ou mais seus bens e serviços, estava tudo bem.
Isso não funcionou bem, no entanto. De fato, um fator importante no colapso do sistema pioneiro de Linton após alguns anos de negociação foi o alto nível de endividamento da conta pessoal da Linton. No entanto, muitos sistemas continuaram a adotar essa abordagem. É verdade que alguns impõem limites de crédito, mas nenhum parece ter encontrado uma maneira satisfatória de garantir que os membros não permaneçam permanentemente com déficit. Como resultado, os membros cujas contas estão em crédito freqüentemente acham que suas unidades são difíceis de gastar porque os membros endividados vêem pouca razão, além da leve pressão grupal, para sair do seu caminho para ganhá-los. Os membros em crédito, consequentemente, se desanimaram com o sistema e saem. Com os livros de registro de tipo alemão, no entanto, seria uma questão simples proibir os membros venderem para pessoas cujos livros de contas os mostraram serem ultrapassados ​​além de uma figura acordada. Exigir que os membros descobertos voltem ao crédito dentro de um certo tempo ainda seria um problema.
Devido à dependência desses controles informais leves, muito poucos sistemas LETS conseguiram recrutar e reter mais de 200 membros ativos. Isso significou que seus efeitos econômicos foram pequenos, mas, no entanto, eles desempenham um papel muito valioso para a construção de redes sociais para as pessoas nas franquias sociais e econômicas de suas comunidades. Sistemas maiores e economicamente mais eficazes exigiriam acordos legalmente exigíveis apoiados por garantias semelhantes às adotadas pela WIR.
Ao permitir que as pessoas troquem usando unidades monetárias que geraram, os sistemas LETS atendem a necessidade de que wampum strings, ou certificados de depósito de trigo, se encontraram em tempos anteriores. Mas há diferenças importantes. Por exemplo, as conchas de Wampum permitiram que seus titulares trocasse além de suas comunidades, enquanto os sistemas LETS são usados ​​para permitir que as pessoas troquem dentro delas. Além disso, os sistemas LETS, como o WIR, não precisam estabelecer o valor de sua unidade, exigindo que as pessoas façam uma certa quantidade de trabalho para produzi-los. Eles usam normalmente o valor de sua unidade monetária nacional como sua vara de medição, embora alguns sistemas tenham experimentado unidades com base no tempo (por exemplo, Time Dollars, um sistema de moeda comunitária em que as pessoas se prestam com cuidado em que a taxa horária de todos é o mesmo ). ). Isso economiza o esforço que deve ser desperdiçado na produção, (no caso do ouro, Yap stones e wampum), commodities que seriam desnecessárias, mas para seu uso monetário. A desvantagem, no entanto, é o fato de que os níveis de endividamento precisam ser policiados, como acabamos de discutir. "(Feasta / documents / moneyecology / chaptertwo. htm)
DEIXE como uma & # 8216; honra & # 8217; sistema.
"As unidades do LETSystem são informações sobre a posição de um indivíduo dentro de uma comunidade comercial. Todas as contas começam em zero, mas ninguém precisa ganhar antes de gastar, porque as contas podem ter saldos negativos ilimitados. Esta informação é divulgada na rede. Se alguém sair embora um equilíbrio negativo, nada acontece. Mas as pessoas podem se recusar a trocar com essa pessoa até que ele ou ela tenha colocado sua conta em melhor forma. É por isso que os detalhes do balanço e do volume de negócios estão disponíveis para todas as outras pessoas que possuem uma conta nesse sistema LETS. O sistema LETS pode ser considerado um sistema de honra. A maioria das outras moedas complementares (com exceção da Ithaca HOURS) funcionam da mesma forma ". (kuro5hin / story / 2003/8/26/172939/637)
Keith Hart: contra a tendência isolacionista entre algumas comunidades LETS.
"Há muitos problemas para fazer com que as moedas da comunidade funcionem. Seus princípios são simples e gerais o suficiente, mas inseri-los em sociedades constituídas por pessoas e instituições existentes é sempre complicado. Os monopólios nacionais de dinheiro ainda têm controle sobre nossas mentes e comportamentos. A organização do dinheiro como o capital cresceu em força nos últimos séculos. Além disso, a forma de dinheiro convencional tem uma lógica institucional que existe há milhares de anos, desde que as sociedades agrícolas inventaram cidades e estados. Mudando atitudes populares para o dinheiro é difícil. Um conflito está se acumulando entre grandes corporações que afirmam agressivamente seus próprios direitos de propriedade privada à custa daqueles que defenderiam os bens comuns culturais. O dinheiro, por muito tempo, a principal fonte de propriedade privada exclusiva, também deve ser visto como parte da comuns aos quais todos nós temos o direito de acesso aberto. O movimento do poder nacional para o poder corporativo num contexto de dígito A revolução assim abre um espaço para as pessoas lutarem através da organização de troca e dinheiro.
A ideia de as pessoas fazerem seu próprio dinheiro quando a liquidez falhar é antiga. Existem inúmeros antecedentes históricos para as moedas da comunidade. Estes incluem instrumentos de crédito nos estados pré-industriais de África, Ásia e mundo islâmico, como o sistema hawala; comunidades utópicas no século XIX; o movimento do Crédito Social na América do Norte durante a Grande Depressão; e experimentos europeus, como o script de selo de Gesell no mesmo período. Os casos não-ocidentais revelam instituições de durabilidade considerável, enquanto os exemplos ocidentais modernos geralmente têm sido de curta duração. Como as moedas da comunidade de hoje podem simular os pontos fortes e evitar as fraquezas desses antecedentes?
Qualquer rede pode constituir-se como uma comunidade LETS, nomeando uma moeda e registrando todas as transações através de um registro central. A totalidade das transações em qualquer momento somas para zero, já que o circuito está fechado. Qualquer um pode obter uma conta que começa em zero - eu compro, eu vendo, dando origem a um saldo negativo ou positivo na minha conta em momentos diferentes; Quando compro, faço um compromisso com a rede que sou bom para o dinheiro que acabei de enviar. A perda de membros individuais com saldos negativos não afeta diretamente a capacidade dos outros para o comércio, como faz quando o fornecimento de um único emissor se seca. A própria moeda é simplesmente uma medida virtual. Não tem valor de mercadoria, portanto, nenhum preço (interesse), nenhuma razão para se tornar escasso nem ser acumulado. Os desenvolvimentos recentes, especialmente no uso das tecnologias da informação, tornaram as moedas da comunidade um meio rápido, barato e efetivo de realizar o comércio normal. Os cartões inteligentes que registram transações em até quinze moedas, ligando empresas e organizações sem fins lucrativos, bem como indivíduos, permitem que esses circuitos se tornem parcialmente integrados na economia de mercado, abrindo o caminho para que os bancos lidem com o negócio LETS (embora nenhum ainda tenha feito assim).
As moedas da comunidade variam no grau de sua integração na economia nacional. Outras fontes de variação incluem: a medida monetária (seja com base na moeda nacional ou em horas de trabalho, por exemplo); o grau de dependência de mão-de-obra gratuita ou do governo; registros digitais ou materiais de pagamento; envolvimento de negócios ou troca de serviços entre indivíduos apenas; associação local ou virtual; formas de liderança e participação; e assim por diante. Muitas associações de LETS estão relutantes em se unir no caso de sua autonomia estar comprometida. Eles formam conselhos e comitês, são insulares e clubby, muitas vezes apenas para os pobres. Tais instituições geralmente são demoradas e dogmáticas, com uma tendência contra negócios e para concessões públicas. Seu objetivo parece ser fugir para um mundo separado, por mais pequeno que seja. Eu favorece a integração na economia nacional e, em última instância, mundial. Mas esta é a coisa do cisma no movimento. É fatal para as moedas da comunidade pensar em cada circuito como um projeto autônomo. No futuro, muitas dessas moedas, que refletem diversas associações e interesses, colaborarão e competirão pela lealdade do público. E as moedas baseadas em alimentos teriam vantagens particulares em tal contexto. "(Thememorybank. co. uk/papers/organic-trade/)
Sistemas de câmbio local versus produção de pares não recíproca.
Comentário de Michel Bauwens:
"Como são os Sistemas de Negociação de Câmbio Local, através dos quais as pessoas podem trocar serviços e horas de trabalho, relacionadas a pares. A produção de pares é essencialmente não recíproca: alguém contribui voluntariamente e o uso está aberto a todos. Isso funciona bem nas esferas de A abundância, o esquema de LETS pertence à economia de presentes e é uma forma de troca. Mas, ao contrário do mercado, as horas de trabalho são consideradas iguais e, portanto, o intercâmbio baseia-se na idéia de parceria e compartilhamento. Essas formas de troca com base em pares são ideais para os serviços e, provavelmente, para as economias tradicionais não capitalistas sobreviventes. Não substituirão o mercado no entanto, no sentido de que a igualdade de mão-de-obra não leva em consideração a quantidade de investimento necessária para alcançar alguns tipos de mão-de-obra particular. lugar apenas em um mercado ".

Histórico do sistema de troca de câmbio local
Não perca o "Gracejo do Mês" no final deste artigo.
The LETSaholic Twist)
Mantendo a Pontuação Mais Nada.
Então, minha filosofia LETS é & # 8230;
Não pense nos pontos LETS como dólares. Pense neles como favores. LETS Favors.
Foi fácil para mim aceitar essa atitude porque meu primeiro contato com os membros do LETS, no NM LETS Get-Together, os apresentou da mesma maneira. Eles estavam oferecendo seus serviços para mim sem qualquer indício de obrigar-me a devolver a eles. Então, quando Robert percorreu todo o caminho para minha casa # 8211; talvez mais de uma hora de passeio! & # 8211; e me deu uma massagem que durou duas horas longas e extremamente relaxantes, senti que ele estava fazendo isso da mesma forma. Eu não pedi uma massagem de duas horas, mas Robert notou que meus músculos estavam muito apertados e # 8211; devido ao estresse & # 8211; e precisava de massagem adicional, então ele fez o que era melhor para mim. E quando me ofereci para projetar o boletim informativo para C & amp; D LETS, sempre que estava perplexo e precisava de ajuda, isso me foi dado imediatamente e sem hesitação.
Eu sou muito parecido com a maioria das pessoas, então estou certo de que eu hesitaria em # 8220; dê "# 8221; Se eu sentia os membros do LETS estavam tentando tirar proveito de mim. É a natureza humana para tratar as pessoas enquanto elas tratam você, então, quando os membros da LETS me deram desinteressadamente, eu dei de volta para eles da mesma maneira. Esta é a atitude LETS que tentei incutir em cada membro LETS com quem entrei em contato desde então.
Então o que é um ponto de LETS para mim?
Deixe-me começar dizendo que a visão geralmente aceita por todas as pessoas do LETS é que um ponto LETS não é dinheiro, ou moeda federal, e eu concordo. No entanto, não me sinto à vontade ao visualizar pontos LETS como uma moeda alternativa com um valor equivalente em dinheiro. Eu prefiro interpretar pontos LETS como sendo como favores de LETS. Isso sempre fez o comércio mais agradável para mim. Eu adoro fazer favores para os membros e eles mostram uma genuína apreciação pelo favor # 8211; nos pontos LETS. Não é melhor que isso!
Eu vejo LETS mais como um grupo de auto-ajuda voluntário, onde as pessoas de mentalidade semelhante em uma comunidade local dão tempo e experiência para ajudar seus colegas e se sentem bem-vindas para pedir o mesmo em troca & # 8230; tal como os faria de familiares e amigos.
Mas ao invés de fazer tudo isso ajudando sem qualquer gravação, manter contas LETS permite que o grupo acompanhe os membros & # 8217; atividades para que eles possam equilibrar suas atividades de negociação de forma justa, sabendo que uma vez que suas contas estão de volta a zero, eles deram ao grupo tanto quanto receberam. Basicamente, é apenas uma questão de manter a pontuação e nada mais. É assim que eu gosto de explicar contas LETS para novos membros:
A função do grupo LETS é atuar como guarda-livros para as atividades de seus membros; mantendo registro destes & # 8216; favores & # 8217; e colocar as contas dos membros em débito ou crédito de acordo. Uma conta que está em crédito identifica um membro que deu mais favores do que ele recebeu e uma conta que está em débito identifica um membro que recebeu mais favores do que ele deu. Esses créditos não têm valor e não podem ser trocados por dinheiro. Seu único objetivo é acompanhar o envolvimento de cada membro no grupo para que eles possam tentar levar suas contas de volta para zero e # 8211; um sinal de participação justa e equitativa no sistema.
A apresentação que dei aos grupos LETS em todo o mundo foi apropriadamente intitulada & # 8230;
Melhorando seu estilo de vida através de LETS.
Eu notei que o maior impacto que tive em uma audiência foi quando eles compreenderam o conceito LETS Favors. Essa mudança de mentalidade produziu alguns resultados com os quais eu estou muito orgulhoso: um aumento imediato da associação / # 8211; metade dos convidados no público se juntaram na mesma noite e # 8211; e um aumento na negociação para o mês seguinte (geralmente cerca de trinta por cento). O tipo de feedback que recebi dos membros da audiência, especialmente dos membros inativos, foi: # 8220; eu me sinto muito mais feliz sobre negociação, se eu acho que eu estarei ajudando pessoas e # 8221 ;. Então, parecia que os membros prefeririam trocar quando pensavam em pontos LETS como # 8216; favores & # 8217; em vez de & # 8216; money & # 8217 ;.
Eu também descobri que focar em ajudar os membros a construir um espírito de comunidade dentro do grupo, e colocou um tom mais amigável em cada comércio. Isso me motivou muito mais do que ser motivado pelo lucro. Tanto quanto eu estava preocupado, os pontos LETS não tinham nenhum valor monetário. Eles simplesmente representavam o valor de apreciação demonstrado pelo membro que havia sido assistido.
Os membros da LETS que ajudei ao longo dos anos sabiam que não era obrigado a ajudá-los. Negociar através do LETS nunca foi obrigatório; sempre foi # 8211; e ainda é & # 8211; opcional. Os membros agradeceram obter minha ajuda; na verdade, qualquer ajuda. Era óbvio quão apreciativos eles eram porque quando eu executei serviços cansativos para os membros e # 8211; como cortar gramados, pintar e remover lixo e # 8211; Eles sempre me ofereceram lanches e bebidas. Eles nunca se queixaram se meu trabalho não fosse & # 8216; spot on & # 8217 ;. Por que eles? Você reclamaria ao seu vizinho se ele concordasse em ajudá-lo com uma tarefa tediosa? Você não gostaria de agradecer que ele concordasse em estar lá e ajudá-lo o melhor que pudesse? Foi assim que um espírito de comunidade foi construído dentro do grupo. Foi assim que o comércio tornou-se uma atividade mais amigável e divertida. E foi assim que eu vi LETS: um grupo voluntário de auto-ajuda que estava disposto a ajudar uns aos outros em momentos de necessidade.
Aqui está um exemplo detalhado de cuidar e compartilhar que ocorreu com meus hosts LETS enquanto eu estava viajando no exterior e # 8230;
IT & # 8217; S ALL SOBRE CUIDADOS E COMPARTILHAR.
Em março de 2004, Kit, meu anfitrião LETS em Kitchener (Ontário, Canadá) perguntou: "Você pode pintar um quarto para mim?" # 8221;
Agora, você precisava manter esse pedido em perspectiva.
A minha estadia em Kitchener deveria ter uma única semana: de 11 a 18 de janeiro. Nove semanas e meia mais tarde, no entanto, eu ainda estava lá! Além de algumas semanas passadas em Welland, Brantford, Montreal, Granby, Ottawa e Toronto, passei o resto do tempo em Kitchener & # 8230; e parecia que eu estaria lá por mais sete semanas, tornando-o um total de mais de três meses!
Agora, não tinha o hábito de ficar no mesmo lugar há tanto tempo; Minha estadia média com um anfitrião foi de cerca de uma semana. Mas as coisas acabaram assim quando meus planos para visitar a América do Sul caíram alguns meses antes.
Não só isso, mas Kit também organizou: duas apresentações da minha peça, The Glory of Athens; Três compromissos com grupos locais Toastmasters; uma noite de assassinato-mistério; um fim de semana de acampamento de inverno com trinta e sete outros canadenses loucos; uma visita a uma fazenda Emu; um elevador para Montreal, que era uma unidade de seis horas; dois elevadores para Toronto e para trás (uma hora por cada caminho); uma viagem de esqui cross-country; e um jogo de hóquei no gelo e # 8230; mais minhas necessidades do dia-a-dia, como originalmente solicitado quando entrei em contato com o KW Barterworks, o grupo do grupo LETS pertencia.
Meu compromisso com o grupo LETS e seu compromisso comigo terminou após a minha primeira semana, de modo que todos esses extras foram fornecidos pela Kit.
Quando as visitas aos países da América do Sul tiveram que ser canceladas, Kit imediatamente ofereceu-me para me hospedar um pouco mais, porque eu era o convidado de viagem ideal!
Por aqui, eu lavava os pratos todos os dias; Eu regularmente sacudi a neve dos caminhos e da calçada ao redor da casa; Registrei um nome de domínio para o site de negócios da Kit & # 8217; s; Eu também forneci a hospedagem na web; Eu dei aulas de design de páginas web; e eu era uma boa companhia para ter ao redor, sempre tendo algo positivo para dizer.
Quanto mais eu fiz para o meu host, mais meu host fez por mim. Era tudo sobre cuidar e compartilhar, e tendo dito isso, não estava pintando um quarto e # 8230; Eu ia pintar todo o andar de baixo! Foram quatro salas e uma escada, o que significou tirar a pintura de toda a madeira e # 8211; portas, janelas, rodapés e escadas; enchendo fissuras no gesso; depois pintando os tectos e os pisos.
Em minhas viagens, houve muitas vezes quando eu tinha # 8216; dado mais & # 8217; ou "# 8216; recebeu mais & # 8217; do que o nosso acordo original havia estipulado. Para ser bastante honesto, achei que meus anfitriões excediam suas obrigações em quase todas as ocasiões. Aqui estão alguns exemplos que eu lembro da minha turnê européia e africana LETS Speaking em 2002:
Na Inglaterra, usei uma bicicleta por uma semana e paguei o favor fazendo algumas horas de renovação de casa para outro membro.
Também na Inglaterra, eu limpei uma cozinha, banheiro e banheiro. Não obtive extras, mas eu sabia que meu anfitrião esperava um visitante nos próximos dias, e porque ele estava trabalhando o dia todo, ele não teria tempo suficiente para limpar esses quartos. Então eu fiz isso por ele, e quando ele chegou em casa, ele não conseguiu acreditar em seus olhos!
Na Espanha, lavei os pratos uma manhã enquanto meus anfitriões dormiam. Eu só queria ser útil.
Na Noruega, recebi uma massagem polinésia e paguei o favor ajudando de várias maneiras antes de sair. [detalhes Capítulo 3]
Na África do Sul, obtive meu primeiro gosto de trabalhar meu traseiro para LETS. Eu estava dando até três apresentações LETS a cada dia por quatro dias, e no quinto dia eu perdi minha voz!
Como você pode ver, nós nos ajudamos um ao outro sempre que possível. Mas eu divago, então volto para pintar esses quatro quartos para Kit & # 8230;
Quando foi a última vez que você despojou? & # 8230; pintura, isso é.
Bem, eu só permitiu dois dias para tirar a tinta. Enquanto isso, seis dias depois eu ainda estava descascando!
Eu tive um par de dias agonizantes lixando a madeira para um acabamento limpo. Por que é agonizante? Porque não usei lixa; Usei lã de aço embebida em terebintina mineral. Muito em breve eu achei que aplicar pressão com meus polegares deu os melhores resultados. Infelizmente, isso fez com que eles doem tanto que eu não conseguiria mexer meus dedos por seis dias! Assim como eu não estava realizando minha peça durante esse período, porque quando eu desempenhava o papel de Arquimedes, tirar meus dedos era uma parte essencial do meu ato!
O que começou como um trabalho de pintura de fim de semana simples acabou por ser uma sentença auto-infligida que dura cerca de três semanas. Os resultados, no entanto, valeram a pena e nunca me arrependi por um momento.
Como eu fiz meu trabalho? De uma forma muito organizada & # 8230; assim como tudo o que fiz.
Aqui é quanto tempo demorou:
- um dia de planejamento e reorganização de quatro salas;
- um dia de esvaziamento de três salas de todos os móveis;
- um dia de remoção de uma tira de papel de parede, enchendo rachaduras de parede e setenta e nove buracos, reparando uma alça de porta, removendo o reboco solto do teto da cozinha, comprando pinturas e equipamentos de pintura;
-six dias de tirar tinta da madeira;
dois dias de lixar;
dois dias de pintura;
- e um dia de substituição de móveis em salas e empilhamento de livros e CDs de volta às prateleiras.
Isso completou três salas de pintura antes de eu ter que sair na minha viagem de Ottawa LETS. No entanto, no meu retorno, completei o trabalho pintando a cozinha também.
Isso levou outro:
- dois dias de pintura decapagem;
- um dia de preenchimento de fissuras;
- um dia de lixar;
- e dois dias de pintura.
Um grande total de vinte dias!
Mas que excelente trabalho! Eu estava muito limpo e atencioso, limpando depois de mim mesmo no final de cada dia. Na verdade, foi muito reconfortante saber que, se eu já esgotasse as audiências para falar, e sites para projetar, eu sempre poderia oferecer para renovar casas!
Quando o soldado puxou para a pequena cidade, cada quarto de hotel foi levado.
"Você tem que ter um quarto em algum lugar", ele implorou com um proprietário. "Bem, eu tenho um quarto duplo com um ocupante, mas ele é um cara da Força Aérea" admitiu o gerente, e ele poderia estar feliz em dividir o custo. Mas para dizer a verdade, ele ronca tão alto que as pessoas nos quartos adjacentes se queixaram no passado. Não tenho certeza de que valeria a pena para você.
& quot; Não há problema. & Quot; o cansado exército garoto assegurou-lhe, "eu vou pegá-lo." Na manhã seguinte, o soldado desceu para pequenos-almoços de olhos brilhantes e espinhosos. "Como você dormiu? & quot; perguntou ao gerente. "Nunca melhor", disse o soldado. O gerente ficou impressionado. "Não há problema com o outro cara que ronca durante toda a noite? & quot; "Não, eu calei-o em nenhum momento", explicou o soldado.
"Como você conseguiu isso? & quot; perguntou o proprietário.
"Bem, ele já estava na cama, ronco, quando eu entrei na sala, então eu dei um beijo na bochecha" explicou o soldado. & # 8220; Então, eu sussurrei no ouvido 'Good night beautiful', e ele se sentou a noite inteira observando-me.
Ligação GRATUITA a grupos locais de intercâmbio comunitário em todo o mundo!
CLIQUE AQUI para mais informações sobre LETS.
ÚLTIMA ATUALIZADA: quarta-feira, 9 de março de 2018.
(escrita de Xangai, China)
O LETSaholic Twist.
. mas não sabia a quem perguntar.
Caro James, muito obrigado por enviar seu maravilhoso e-book tão prontamente. Há tantos conselhos úteis e tantas sugestões excelentes que eu achei querer dar aos membros do nosso grupo principal uma versão digerida, mas me restringiria, pois muitas vezes é melhor dar às pessoas a chance de descobrir as coisas por conta própria. Mas temos uma Feira de Natal no sábado e o leilão de itens não vendidos é uma ótima idéia! Obviamente, teremos o maior prazer em creditar você em qualquer trecho que possamos usar em nosso boletim informativo ou manual. Com agradecimentos e cumprimentos,
. Suzon (Forscey-Moore) Secretário de adesão, CamLETS, Cambridge - 8 de dezembro de 2008)
James, entrei em contato com você antes para pedir um e-book, The LETSaholic Twist.
É realmente um bom livro! Bem . decidimos encomendar uma capa macia de 20 livros, para distribuir como presente a todos os grupos LETS que visitarão nosso evento LETS anual.
. Erik (LETS Vlaanderen - 8 Set 2007)
Caro James, li o seu livro (The LETSaholic Twist) e achei uma ótima inspiração! . Quando você virá para a Inglaterra, eu adoraria hospedá-lo e ter alguma ajuda para dar um impulso ao nosso grupo LETS.
. Katy (Dorchester, Dorset - 6 Jan 2008)
Para obter mais informações sobre LETS.
Link de volta para LETS-Linkup com.
- Melhorando seu estilo de vida através de LETS.
como apresentado de agosto de 2002 a julho de 2004.
artigo impresso em New Community Quarterly - junho de 2003 (Austrália)
apresentado novembro de 2001.
Um acidente muito triste aconteceu com Bosse. Talvez você já conheça? Ele está morto, afogado no poço dele. Since you met him he had moved to another place in the middle of Sweden. I am so sorry for him. He was a fabulous guy and during a few years we had very close contact and cooperated in money matters.
Love and respect to you and your work!
Viktor, my LETS host in Goteborg (Gothenburg) had arranged a trip to Branno Island with Melina (a LETS researcher from Italy), her boyfriend Eli, and Eli’s parents, Aldo and Marina, who’d only just arrived to Goteborg the day before. But they were late getting to the port and missed the ferry by only a minute or two. Viktor and I got on board because it would be another 2 hours before the next ferry, and we had an important person waiting to meet us.
Bo Ljungqvist (pronounced Bor Lioongvist) is a very lean man, about 58 years old, and looks like a hermit. But he’s an ideologist concerned about world problems … trying to solve problems that are called ‘normality’.
Bo lives on Branno, an island inhabited by only 800 people, which is only a short 10-minute ferry ride from Goteborg, Sweden’s second largest city (situated on the east coast). Up to 3 years ago this island was out-of-bounds to foreigners because of ‘sensitive military issues’. And this coming from a country that has not been at war for nearly 2 centuries! Though their historically neutral military status had to change recently when they joined the European Union.
Anyway, Bo has lived on Branno for 30 years and relishes his natural lifestyle. First of all, cars aren’t allowed on the island so he walks or bike’s his way around. And his house is an ecological project that he works on relentlessly.
Bo was a Human Ecology university lecturer for 15 years and he’s put much of this expertise into practise. He has a large glasshouse butting on to the back of his house and apart from providing an endless supply of fresh vegetables it also helps keep the heat and cold from getting into the house. I admired the tomatoes as soon as I saw them.
“Help yourself,” ele disse. The tomato was delicious!
Above the glasshouse, Bo had covered the entire wall with solar panels. You could see his handy-work everywhere. In fact, you could even see his workshop … in the lounge room!
“Most people don’t like that I have my workbench in here, but I can’t be without my tools,” ele disse.
Bo Ljungqvist . one of the most interesting LETS characters I've met.
We sat outside in his overgrown and naturally wild yard, eating homemade tomato and lemon marmalade on bread. And he kept bringing out the hot coffee. He was enjoying the hot Swedish summer and was only wearing a pair of black shorts, which contrasted heavily with the long white hair on his chest and head, though many years of smoking had given him a nicotine-stained beard.
I smiled as he wandered from the table to wash his hands in a nearby bucket that still had rainwater in it. And I followed suit shortly afterwards. A lush green reed plant, over 2 metres tall, grew nearby.
“I didn’t think it would do so well,” he said, “but it’s growing beautifully. It’s wild you know.”
The crowing of a neighbour’s rooster was constantly interrupting our conversation.
“I thought roosters only crowed in the mornings,” I said, and I made a gesture implying that I’d like to shoot it.
Then as I turned, I saw a wire enclosure only metres away from me with a lone black rooster in it. “Oops!” I said, “Didn’t know it was your rooster.”
“He crows all the time”, Bo said. “The other rooster you hear is across the street, and has 5 hens. So mine is probably just jealous. I suppose I should get him a hen.”
A visit to the bathroom was an ecological experience.
“As long as you sit down, everything will go in the right place,” ele disse.
On close inspection I found that a metal ‘funnel’ was positioned to catch the urine and direct it into a different container to that of the ‘heavy’ coisa. So in this way he was able to recycle the human waste most efficiently.
By the end of the day we had quite a gathering in Bo’s backyard, with a couple of neighbours joining us for a chat over coffee.
But the day’s classic line went to Eli’s mum, Marina, after I mentioned that in China I insisted on being photographed with a large toad and snake before I ate them.
She couldn’t pass up the opportunity, and with a big smile she said, “Then it’s dangerous to be photographed with you!”
MESSAGE FROM BO . (November 24, 2003)
Subject: Renaissance of a LETS on Brännö Island, Sweden.
& gt; Hello James, I am glad and proud to tell that our system Brännö Bytesring Sweden with approx 30 members is now in operation again. All the best from, Bosse - accounter and ex-co-ordinator.
A word from James Taris 4 Oct 2018.
The LETSaholic Twist)
"Any committee is only as good as the most knowledgeable, determined and vigorous person on it."
(Lady Bird Johnson)
The most successful administration system we had, in the LETS groups I was involved with, was the 10-committee-roles system … where ten members were voted into specific committee roles by the LETS membership. By giving the committee members specific roles, and giving them the authority to perform their duties ‘to the best of their abilities’, the administration of the group got the freedom it needed to advance in leaps and bounds. Por quê? Because, rather than trying to run the group by bringing items for discussion to a once-a-month committee meeting, decisions could be made by individual committee members responsible for their specific roles at any time of the day, or day of the month. They carried out their activities with more enthusiasm, accepting praise for a job well-done and taking personal responsibility for jobs not-so-well-done.
Here are the committee roles that were allocated in the LETS groups I was associated with – along with their duties:
1 - Group Co-ordinator.
2 - Meeting Secretary.
3 - Cash Treasurer.
4 - Promotions Co-ordinator.
5 - Membership Co-ordinator.
6 - Events Co-ordinator.
7 - Newsletter Publisher.
8 - Directory Publisher.
9 - Website Webmaster.
10 - Office Co-ordinator with Office Helpers.
Over the years I noticed that the success of a LETS group, just like any other organisation, was usually the result of good leadership, that is, having a good Group Co-ordinator. What was our Group Co-ordinator supposed to do? & # 8230; NOTHING! Now that I have your attention, let me explain what I mean by ‘nothing’.
The most common reason for a new LETS group ‘dying’ was the reluctance for members to replace a retiring Group Co-ordinator. And why would they want to?
The typical profile of a LETS Group Co-ordinator for a newly formed group was like this:
-had a passion for LETS;
-would seek help … but would accept doing things themselves if they could not find anyone to help them, or their helpers were not doing their job well enough;
-thought about LETS twenty-four hours a day, seven days a week, fifty-two weeks a year.
So, one day they would get out of bed and say, “Gee, that was a stupid thing to do. I was so comfortable in bed. I don’t really need this LETS headache any more. Nobody helps me, nobody cares, and I don’t get any thanks for it. And guess what … I don’t care any more either,” and they would go straight back to bed again, getting the best sleep they had had since they started their LETS group … their LETS ‘baby’.
Of course, when a replacement Group Co-ordinator was sought, the response was always the same.
“Are you kidding? Jill looked great before she started LETS. In the last twelve months she’s aged ten years! Her hair wasn’t always grey, you know.”
“I could never do what Jill did. She produced the newsletter, and the directory; she arranged all the group’s promotions; she handled all the membership enquiries and organised the LETS events; she kept all the member trading accounts, and goodness knows what else she did.”
Yes, Jill had suffered from burnout, a very common problem affecting overworked, and overwhelmed, people in the workforce, businesses and organisations.
To avoid this happening in our LETS groups, I made several recommendations:
First of all, the Group Co-ordinator should to do NOTHING! That is, NOTHING ELSE but co-ordinate, or oversee, the activities of the other committee members. By sharing the workload with nine other committee members, nobody would ever get overwhelmed again, thus ensuring the survival and growth of the LETS group. In fact, because each committee role was reduced to only a small time commitment, whenever that role became vacant it was not hard to find another member to replace them. Actually, the best, and an often overlooked source for new committee members, were the new LETS members. They were keen about LETS and could earn LETS points while performing their new role.
All the roles automatically became vacant at the Annual General Meeting (AGM) – held each year. That allowed members to elect their preferred member for each role, though I cannot remember that ever being necessary. Most members were just happy to see a position filled. In fact, once a member had accepted a nomination they were virtually assured of getting the position. The reality was that several committee positions usually remained unfilled after the AGM. That was not seen as a problem, though. We just continued to advertise the vacant committee role in our monthly newsletter until it was finally filled. In the interim, the vacant roles were temporarily filled by the other committee members. Not jointly, but by several committee members taking on a second role.
So, back to the Group Co-ordinator’s role …
Apart from chairing a monthly committee meeting, the Group Co-ordinator was only required to keep in contact with each of the committee members to ensure they were able to fulfill their duties. That was it!
Holding regular and productive LETS Committee Meetings is a crucial part of running any LETS group. Here are a couple of tips on how we ran our meetings:
1) Our meetings were open to all LETS members … the more the merrier. In fact, members were even encouraged to participate in the meeting. Basically, each committee member gave a report on how their role was progressing. If they wanted any help, they asked for ideas, and any suggestions given during the meeting were just that … suggestions.
As each committee member was totally responsible for their own role, they decided which suggestions to accept … if any at all (although suggestions were usually greatly appreciated and accepted). Rather than being a recipe for chaos, it worked quite smoothly, avoiding many debates and clashes (typical meeting scenarios).
We did not worry about having a quorum in order to make committee decisions. As far as we were concerned, even if only two members turned up, all interested parties were present and would therefore make any group decisions that did not impose on any committee member’s role. We felt that was a much better scenario than putting off decision-making for months on end if we could not get a quorum at our meetings.
2) We held our committee meetings at the same location as our LETS events, but they were held an hour earlier. There were several benefits from dong this. Firstly, it guaranteed we would have several more members at our events … us! Secondly, it guaranteed that the venue for our LETS event would be open and members would not be kept waiting outside if ‘the person with the key’ was running late. Thirdly, it guaranteed that more new memberships would be obtained because guests would be greeted at the event by a committee member and encouraged to join.
These four friends were so confident that the weekend before finals, they decided to go on a road trip and party with some friends from out of town. They had a great time. However, after all the partying, they slept all day Sunday and didn't make it back home until early Monday morning.
Rather than taking the final then, they decided to find their professor after the final and explain to him why they missed it.
They explained that they had gone to visit friends for the weekend with the plan to come back and study but, unfortunately, they had a flat tire on the way back, didn't have a spare, and couldn't get help for a long time. As a result, they missed the final.
The Professor thought it over and then agreed they could make up the final the following day. The guys were elated and relieved.
They studied that night and went in the next day at the time the professor had told them. He placed them in separate rooms and handed each of them a test booklet, and told them to begin.
They looked at the first problem, worth 5 points. It was "List the reason why you were unable to take the test yesterday". (5 points).
"Cool," they thought at the same time, each one in his separate room. "This is going to be easy."
Each finished the problem and then turned the page. On the second page was written:
(For 95 points): "Which tire?"
A monkey is sitting in a tree smoking a joint when a lizard walks past and looks up and says to the monkey, "Hey! What are you doing?"
The monkey says, "Smoking a joint, come up and have some."
So the lizard climbs up and sits next to the monkey and they have a few tokes together.
After a while the lizard says his mouth is 'dry' and that he's going to get a drink from the river.
The lizard climbs down the tree, ditty bops on thru the jungle to the river and leans over the river to get his drink.
Well, the lizard is so stoned that he leans too far over and falls into the river.
A Crocodile sees this and swims over to the lizard and helps him to the side, then asks the lizard, "What's the matter with you?"
The lizard explains to the crocodile that he was sitting in a tree and smoking a joint with the monkey and got too stoned and then fell into the river while taking a drink.
The crocodile says he's gotta check this hippie monkey out and walks off into the jungle where he finds the tree where the monkey is still sitting and toking on the joint.
He looks up and says "hey you!"
The Monkey looks down and says, "ffuuucccckkkk dude. how much water did you drink. & quot;
A minister dies and is waiting in line at the Pearly Gates. Ahead of him is a guy who's dressed in sunglasses, a loud shirt, leather jacket, and jeans.
Saint Peter addresses this guy, "Who are you, so that I may know whether or not to admit you to the Kingdom of Heaven?"
The guy replies, "I'm Joe Cohen, taxi-driver, of Noo Yawk City."
Saint Peter consults his list. He smiles and says to the taxi-driver, "Take this silken robe and golden staff and enter the Kingdom of Heaven."
The taxi-driver goes into Heaven with his robe and staff, and it's the minister's turn. He stands erect and booms out, "I am Joseph Snow, pastor of Saint Mary's for the last forty-three years."
Saint Peter consults his list. He says to the minister, "Take this cotton robe and wooden staff and enter the Kingdom of Heaven."
"Just a minute," says the minister. "That man was a taxi-driver and he gets a silken robe and golden staff. How can this be?"
"Up here, we work by results," says Saint Peter. "While you preached, people slept; while he drove, people prayed."
One day an Irishman, who has been stranded on a desert island for over ten long years, sees an unusual speck on the horizon.
"It's certainly not a ship," he thinks to himself. As the speck gets closer and closer, he begins to rule out the possibilities of a small boat, then even a raft.
Suddenly, emerging from the surf comes a drop dead gorgeous blonde woman wearing a wet suit and scuba gear.
She approaches the stunned man and says to him, "Tell me how long has it been since you've had a cigarette?"
"Ten years," replies the Irishman.
With that, she reaches over and unzips a waterproof pocket on her left sleeve and pulls out a pack of fresh cigarettes. He takes one, lights it, takes a long drag and says, "Faith and begorah! Is that good!"
"And how long has it been since you've had a sip of good Irish Whiskey?" she asks him.
Trembling, the castaway replies, "Ten years."
She reaches over, unzips her right sleeve, pulls out a flask and hands it to him. He opens the flask, takes a long swig and says, "Tis absolutely fantastic!"
At this point she starts slowly unzipping the long zipper that runs down the front of her wet suit, looks at the man and asks, "And how long has it been since you've played around?"
With tears in his eyes, the man falls to his knees and sobs, "Oh, Sweet Jesus! Don't tell me you've got golf clubs in there too."
A woman was out golfing one day when she hit her ball into the woods. She went into the woods to look for it and found a frog in a trap. The frog said to her, "If you release me from this trap, I will grant you 3 wishes."
The woman freed the frog and the frog said, "Thank you, but I failed to mention that there was a condition to your wishes - that whatever you wish for, your husband will get 10 times more or better!"
The woman said, "That would be okay," and for her first wish, she wanted to be the most beautiful woman in the world. The frog warned her, "You do realize that this wish will also make your husband the most handsome man in the world, an Adonis, that women will flock to."
The woman replied, "That will be okay because I will be the most beautiful woman and he will only have eyes for me." So, KAZAM - she's the most beautiful woman in the world!
For her second wish, she! wanted to be the richest woman in the world. The frog said, "That will make your husband the richest man in the world and he will be ten times richer than you." The woman said, "That will be okay because what is mine is his and what is his is mine." So, KAZAM she's the richest woman in the world! The frog then inquired about her third wish, and she replied.
"I'd like a mild heart attack."
John was sitting outside his local pub one day, enjoying a quiet pint and generally feeling good about himself, when a nun suddenly appears at his table and starts decrying the evils of drink.
"You should be ashamed of yourself young man! Drinking is a Sin! Alcohol is the blood of the devil!"
Now John gets pretty annoyed about this, and goes on the offensive.
"How do you know this, Sister?"
"My Mother Superior told me so."
"But have you ever had a drink yourself? How can you be sure that what you are saying is right?"
"Don't be ridiculous--of course I have never taken alcohol myself"
"Then let me buy you a drink - if you still believe afterwards that it is evil I will give up drink for life"
"How could I, a Nun, sit outside this public house drinking?!"
"I'll get the barman to put it in a teacup for you, then no one will ever know."
The Nun reluctantly agrees, so John goes inside to the bar.
"Another pint for me, and a triple vodka on the rocks", then he lowers his voice and says to the barman "and could you put the vodka in a teacup?"
"Oh no! It's not that Nun again is it?"
After 17 years of marriage, a man dumped his wife for a younger woman.
The house was in his name and he wanted to remain there with his new love so he asked the wife to move out and then he would buy her another place.
The wife agreed to this, but asked that she be given 3 days on her own there, to pack up her things.
While he was gone, the first day she lovingly put her personal belongings into boxes and crates and suitcases.
On the second day, she had the movers come and collect her things.
On the third day, she sat down for the last time at their candlelit dining table, soft music playing in the background, and feasted on a pound of shrimp and a bottle of Chardonnay.
When she had finished, she went into each room and deposited a few of the resulting shrimp shells into the hollow of the curtain rods. She then cleaned up the kitchen and left.
The husband came back, with his new girl, and all was bliss for the first few days. Then it started; slowly but surely.
Clueless, the man could not explain why the place smelled so bad. They tried everything; cleaned & mopped and aired the place out. Vents were checked for dead rodents, carpets were steam cleaned, air fresheners were hung everywhere. Exterminators were brought in, the carpets were replaced, and on it went.
Finally, they could take it no more and decided to move.
The moving company arrived and did a very professional packing job, taking everything to their new home . including the curtain rods.
For me, 2009 will be the year I made a feature-length movie, Everything is Possible , without any money .
This site is designed and maintained by James Taris.
and has been operating since 11th October 2001.
Please send corrections or updates to JamesTaris@gmail.
Register your email address here to keep up-to-date with all the latest additions to LETS-linkup and also make contact with LETS members from all over the world.
List of Countries.
This is a list of countries with entries listed in LETS-linkup so far. You can click on their links to go straight to them!
We now have representation from every continent in the world! (. apart from Antarctica of course. Any suggestions on how we can get the penguins interested in LETS?)
It's now as easy as setting up an egroup.
To try it out, play the game.
(Comox Valley, Canada)
You can still download my game that shows how hour money would improve on capitalism and socialism. It's available free at hourmoney . Instructions can be downloaded from there also.
Here's an article from the UK where you can see how their government.
and various researchers are in the process of exploring the use of LETSystems in the school system. This article is a precursor, laying out their concepts, with the possible benefits and pitfalls.
The economics of this current reality is about money: give it and take it.
The dynamics of bartering is, instead, the experience of abundance: giving as much as you can and receiving as much as you can for the simple purpose of sharing pleasure.
(Kitchener-Waterloo, Ontario, Canada)
and say what you feel,
because those who mind don't matter.
and those who matter don't mind.
LOYAL ENGINEER'S 1997 PETITION OF.
RIGHT TO HER MAJESTY QUEEN ELIZABETH II.
1) The day I got my 1997 Guinness Book,
Of Worldly Records, for my name, Turmel, I had to look.
I noted on same page, Elizabeth, Your Majesty,
Holds record among ruling Queens for Your longevity.
Perhaps P. M. of India, Morarji "wise" Desai,
Who holds a record on next page for age at work most high,
Imparted to Your Majesty the secret of his youth,
A secret I have verified as nature's greatest truth.
2) Your Majesty may not recall that during '50s tour,
In Hamilton, a child on father's shoulder, waving sure.
Your Majesty may not recall on Parliament's front yard,
On Canada's Centennial, a Cameron in Your Guard.
But Majesty should not forget in 1983,
At patriation of our constitution meeting me,
My soldier's bonnet now a hard-hat for "The Engineer,"
My rifle now a pauper's picket sign with message clear:
3) "Abolish Interest," reporters saw on Regal lips,
Which made well worth the effort of nine different picket trips.
I bring you joyful news of abolition in your realm,
Of usury but soon we'll need Your guidance at the helm.
Within Your Commonwealth have risen systems LETS of hope,
So paupers of Your Commonwealth with unemployment cope.
Parliamentary member in Australia, Maggie Deahm,
Said LETS is helping needy trade employment like a dream.
4) Four hundred branches serving fifty thousand Brits to date,
With branches new developing with funding from the State!
Two hundred in Australia where legislation passed,
Exempted needy from the tax on income LETS amassed.
With Councils offered Green, there is no need for funds to hunt,
Laws passed allowing councils to accept Green tax up front.
Within New Zealand are a hundred LETS to save the day,
With dozens more in Canada to pave the better way.
5) At end of 1994, six hundred LETS around,
At end of 1995, twelve hundred LETS abound.
Two thousand and five hundred at the end of '96,
It's doubling yearly exponentially, the world to fix.
Your subjets who have joined the barter LETS make accolade:
"The trade of goods and services more easily is made.
The program that is used to track our "trading work" accounts,
Is known around the world as LETS . To barter it amounts.
6) "Local Employment Trading System" is the name it got,
To run the banks' computers right, a way once vainly sought.
Greendollars are the currency used in a LETS account,
Without the interest that forces growth of due amount.
A member who is spending may go negative at will,
A positive goes to the one who makes use of his skill.
And though we use no money, we have found a way to trade,
A giant step in the reform of money has been made.
7) A butcher bought some pastry at the bakery one day,
And called the LETS exchange recorder. He was heard to say:
"Please debit 20 dollars Green from my account for cake.
A credit to account of baker , you, in Green, should make.
The baker took his family to the restaurant one night,
And called the LETS exchange recorder and was heard to cite:
"Please debit 20 dollars Green from my account for meal,
And credit the account of restauranteur in this deal."
8) The restauranteur, needing meat, had Green with which to buy,
And called the LETS exchange recorder to so testify:
"Please debit 20 dollars Green from my account for meat.
To read the balance of this verse and the remaining 20 (of 28) verses of Turmel's poem,

Introducing Local Exchange Trading Systems (LETS)
Local Exchange Trading Systems (LETS)
A specfic set of links listed by Tony Budak.
History and background – alternative currencies:
Finding FOCUS – Short of time, then research these selected time trading projects.
Strohalm’s software from the program designers: project. cyclos/
UK Local Exchange Trading and Complementary Currencies Development Agency – London: letslinkuk/
If you have no time to research, just click the links below.
An Example of a Network of TimeBanks Dane County TimeBank.
© Timebank Mahoning Watershed.
A Time and Service Exchange Community & Rede.
i n Trumbull, Mahoning, Columbiana, Ohio and Mercer, Pennsylvania.

No comments:

Post a Comment